segunda-feira, 3 de junho de 2013

de anima livro 2- aristóteles -2011

---+ alma -livro 2

   * substância : um dos gêneros dos seres
      * no sentido de matéria
         * aquilo que por si mesmo não é determinado
         * é a potência ( tanto na ciência, como no inquirir)
      * no sentido de figura/forma
         * aquilo do que já se diz determinado
         * é a atualidade ( tanto no modo da ciência como no inquirir)
      * nos sentido de composto por ambas ( forma e matéria)
      * corpos são substâncias
         * corpos naturais ( princípio dos demais corpos)
            * alguns têm vida
               * vida : é a nutrição por si mesmo, o crescimento e o decaimento
               * corpo natural com vida  é substância composta
            * outros não tem vida
         * corpor é o substrato e a matéria

   * alma não é corpo
      * alma é a substância como forma do corpo natural que em potência tem vida
      * a substância da alma é a atualidade da vida
         * alma é a atualidade do corpo que tem vida
            * tal tipo d ecorpo é orgânico
               * alma é a primeira atualidade do corpo orgânico
                  * não é necessário se perguntar se corpo e alma são uma unidade
                     * pois já que se diz unidade e ser de muitos modos  o mais apropriado dele é como atualidade ( como forma)

   * resposta ao enunciado geral: o que é a alma?
      * é a substância segundo a determinação =o que é, para um corpo de tal tipo, ser o que é
      * determinaçãp para um corpo natural
         * tem em si mesmo um princípio de movimento e repouso
      * exemplo : se o olho fosse animal, alma dele seria a visão, pois esta é a substância do olho segundo a determinação. olho é  a matéria para a visão . ausente a visão ele é olho por homonímia
      * a totalidade da percepção sensível está para a totalidade do corpo perceptivo como tal
         * ex: sementes e frutos são corpos assim
      * corpo e alma constituem o animal
         * alma não é separada do corpo
            *  não se sabe se a atualidade da alma é igual a atualidade de um navegador que guia a navio
            * não se sabe se a alma é partível

   * capítulo 2
      * retomada do princípio da investigação:
         * animado diferente do inanimado pelo viver
            * viver se diz de muitos modos;
               * pelo menos um destes atributos
                  * intelecto
                  * percepção sensível
                  * movimento local e repouso
                  * movimento segundo nutrição, o deciamento e crescimento
            * plantas vivem:crescem decaem etc
            * animal:constitui-s eprimordialmente pela percepção sensível
               * tmabém há animais que não mudam de lugar, mas tem percepção sensível
                  * tato subsiste primeiro
                     * tato pode estar separado dos demais snetidos
         * parte nutritiva da alma: plantas e animais tem
         * cada uma das capacidades é uma alma ou parte da alma
            * tal qual inseto que se corta ao meio e ainda se move e conserva a sensação
               * assim será também com a imaginação e desejo
         * intelecto e acapacidade de inquirir
            * parece ser outro tipo de alma/separado - como o etenro é separado do corruptível

   * demais partes da alma não são separáveis, mas são distintas quanto ao enunciado
      * capacidade perceptiva distinto do opinar, se for o caso
      * variação de cpacidades entre os animais: em alguns existem todas, em outra algumas ou só uma

   * ciência e saúde são formas de uma determinada configuraçã
      *  obs:se conhece por meio
         * da alma
         * da ciência

   * conclusão: o composto de matéria ( potência) e forma(atualidade) é aniamdo , a alma é atualidade de certo corpo
      * não existe alma sem corpo
      * alma não é um corpo
      * alma é algo do corpo
      * cada coisa ocorre por natureza na matéria apropriada e em sua potência subsistente
logo , alma é uma certa atualidade  e determinação daquele que tem potência de ser tal
   * Capítulo 3
      * potências da alma:
         * nutritiva
            * ex: planta só nutritiva
         * desiderativa
         * perceptiva
            * aquele que tem a perceptiva tem a desiderativa, pois aquele que percebe o prazer e a dor
            * tato - percepção básica
         * locomotiva
         * raciocinativa
      * alma análogo a figura geométrica
         * figura do triangulo: pode-se fazer um enunciado geral, sem necessariamente ser próprio a nenhum triângulo específico
            * pode-se fazer um enunciado acerca da  alma sem própriamente se referir a nenhum específico
               * motivo: assim como o triângulo se resume a umas poucas formas ( escaleno, isosceles, equilátero) a alma se resume aos seus tipod de potência
                  * entretanto para que fazer um enunciado comum senão se refere aos tipos específicos -ridículo ( pois não será de acordo com um enunciado prórpio , nem estará de acordo com a forma apropriada e indivisível
                     * solução: estudar alma conforme cada caso de potência
                        * o que é a alma da planta, do animal ou da besta
                           * e deve ser explicado a causa de seres dispostas tais potências e  sua sucessão
                              * qual depende e vem antes de qual? etc

   * capítulo 4
      * para fazer exame da alma
         * investigar cada umas potências/capacidades da alma
            * mas antes
               * é preciso dizer o que é essa capacidade de pensar,perceber etc
                  * é preciso antes ainda pensar os objetos correlatos
                     * o perceptível, o pensado, o alimento
                        * o alimento
                           * alimento sofre algo por parte daquele que se alimenta , mas não este por parte do alimento
                           * o alimento é qo ue se acrescenta por ultimo ou primeiro?
                              * pois se for ambos, mas um não digerido e outro digerido se preciso falar de alimento de 2 modos:
                                 * como não digerido, é o contrário que se nutre do contrário
                                 * como digerido, que é o semelhante que se nutre do semelhante
                                 * tais modos se dizem de modo correto e incorreto
                           * alimento e produtor de crescimento
                              * animado é uma certa quantidade
                                 * animado é algo de terminado e substância
                              * o digerido é o produtor de crescimento do animado
                                 * o digerido é o que conserva a substância e o animado durante o tempo que o animado se nutrir
                                 * digerido é produtor de geração não do que se nutre ( pois este já tem substância e apenas se conserva) mas de outro .
                           * no fima há 3 coisas:
                              *  a alma é o que nutre
                              * o nutrido : o corpo que possui a alma
                              * aquilo com que se nutre : alimento
      * alma nutritiva
         * funções: gerar e servir-se do alimento
         * na opinião de alguns é simplesmente o fogo que causa nutrição e o crescimento, já que é o único alimento que é nutrido e crescente
            * equívoco: fogo é causador coadjuvante
               * crescimento do fogo é em direção ao ilimitado e até onde existir o combustível
                  * mas nas coisas constituídas por natureza há uma proporção, um limite do tamnaho para o crescimenteo, e essas são cisas da alma, não do fogo
         * aalguns dizem que o semelhante s enutre dos emelhante e cresce dele
            * outros tese inversa: que o contrário se nutre do contrário
               * e que o alimento é digerido e se transforma , mudando para tudo em direção ao que é oposto ou intermediário
         * não existe nada que se nutra que não participe de vida
            * animado diz respeto a nutrição sem ser acidente
         * alma nutritiva :capacidade de gerar outro como si mesmo
      * alma é causa e princípio do corpo que vive
         * alma é similarmente causa conforme 3 modos definidos
            * de onde parte este movimento
               * alma onde primeiro parte o movimento locomotor (embora não existam em todos os seres vivos)
               * alteração e crescimento existem segundo a alma
                  * percepção sensível é um tipo de alteração
                  * crescimento e decaimento que são movimentos fonte da nutrição ( que é a parte nutritiva da alma)
            * visando uma finalidade movimento( em vista de algo)
               * a natureza faz algo, e estye algo é sue fim
               * alma é por natureza algo deste tipo: orgão dos animias comodas plantas são em vistata alma
               * o em vista de algo tem 2 aspectos:
                  * o de quê
                  * o em quê
            * caus acomo substância
               * parta todas as coisas , a causa de ser é a substância
                  * para os seres que vivem é o viver
               * alma é causa como princípio
      * qualquer ali mento deve ser digerido- isso graças ao calor

   * capítulo5
      * percepção sensível
         * o que é comum a toda e qualquer percepção sensível?
            * percepção sensível consiste ems er movido e afetado
         * porque não ocorre percepção dos  próprios sentidos
            * ou porque sem objetos externos os sentidos não produzem percepção ( já que os próprio sentidos são feitos de terra, água, fogoetc?
resposta: capacidade d eperceber não existe em atividade, mas só em potência, por isso não percebe a si mesma         * percebemos de dois modos
            * em potência
            * em atividade
            * objeto da percepção sensível será igualmente em
               * potência
               * em atividade
      * tratamento como a mesma coisa afetado , ser movido  e o entrar em atividade
         * movimento é uma certa atividade
         * ser afetado não é um temro simples:
            * é uma corrpução pelos contrários
            * e em outros é a conservação do ser em potência pelo ser em atualidade
               * ex: do inquirir ( saber em potência se chega ao conhecimento de algo ( atualidade do saber)- então não é um alteração mas uma atualidade
                  * qincorreto portanto dizer que qem pensa, quando pensa, se altera
                     * está apenas colcoando sua potência em atualidade
                  * mas se aprender ( pensar ) já está em potência em nós, mas há quemd etenha o conhecimento em atualidade e vá ensiná-lo só se pode dizer ou que não há alteração do indivídeuo em potência ou que há dois tipoos de alteração:
                     * mudança quanto as condições privativas
                     * mudnaça quanto as disposições e à natureza
         * 417b6-  perceber
            * perceber não de pende de si mesmo, pois é necssário que existam os objetos da percepção
               * as ciências do bojeto da percepção tmabém por esse motivo são dependentes
      * tudo eé afetado e movido por um poder eficiente e em atividade.
         * há o ser afetado pelo semlhnete
         * há o ser afetado pelo dessemelhante
         * pois  é o dessemlhante que é afetado, mas, tendo sido afetado, se torna semelhante
      * distinções no que concerne potência e atualidade
         * Ex: há o homem conhecedor, por estar entre os que conhecem e possuem conhecimento
            * há o que conhec e por já saber a gramática, isto é, pode perguntar, inquirir
               * e há o que conhece  na atualida algo agora
                  * último caso é atualidade
                     * dois primeiros caso é potência
      * conclusão: potência não é simples
         * a capacidade de perceber não é simples
            * capacidade perceptiva é potencialmente tal como seu objeto o é já em atualidade.
               * capcidade adequada por princípio ao objeto e vice-versa
                  * capcaidade é afetada enquanto não semelhante, ma suma vez afetada , ela se assemelha e se torna tal como ele
         * é necessário servir dos termos " ser alterado" e ser afetado como próprios

   * capítulo 6
      * o sensível se diz de 3 modos
         * 2 modos  são percebidos por si mesmo
            * um é próprio a cada sentido
               * próprio: aquilo que não pode ser percebido pelo outro sentido, e de que não cabed enganar-se
                  * ex: visão da cor, audição do sometc
            * um é  comum a todos
               * o movimento , o repouso, o número, a figura e a magnitude, os destes tipo não são próprios a nenhum sentido, mas comum a todos
            * obs: objetos perceptíveis por si memso: o próprio é o que são propriamente perceptíveis, e é para os quais se volta naturalmente a substância de cada sentido
         * um é percebido por acidente
            * sensível por acidnete: ex: branco é o filho de Diares. PErcebe-se isot por acidente, pois o filho de diares é associado ao branco. embora branco não se defina por diares

   * Capítulo 7
      * isto de que existe a visão é o visível
         * visível: é a cor e também o que pod eser designado por palavras
            * visível eé a cor
               * cor:
                  * é oq ue recobre o visível por si mesmo  si memso enquanto causa de ser visível
                  * : natureza da cor : é aquilo que pode mover o transparente em atualidade
                     * toda cor de cada coisa é vista na luz
            * não existe visível sem luz
               * o que é luz?
                  * é a tividade do transparente como transparente
                     * transparente
                        * o que é visível
                           * mas não visível por si mesma
                              * ma spor meio de cor alheia
                        * transparente é o privado de cor,o invisível, o visto a custo, como o obscuro de ser
                           * este é otransparente em potência
                        * transparente se torna transparente pelo fogo
                           * tanto na escuridão ( transparência em potência)quanto na luz ( transparência em atividade)
                  * onde luz está em potência há tmabém a treva
                     * luz é a privação d euma certa disposição do transparente
                  * luz é como que a " cor" do transpçarente,
                     * se torna atualidade pelo fogo  ouy algo do tipo
                        * luz não é fogo, mas é a presença de fogo ou algo semlhante no transparente
                  * conclusões: o que é visto na luz é a cor e por isso não se vê sem luz
                     * por isto luz é o que é ser para a cor
                        * aquilo que é capaz de mover o transparente em atualidade, e a atualdiade do transparente é a luz
         * ato de ver ocorre porque o capaz de perceber é afetado por algo; mas impossível que o seja pela própria cor que é vista; resta enmtão que se ja pelo intermdediário
            * intermediário é a luz
            * ex e prova: se alguem coloca uma cor bem a frente da própria vista não consegue ver. mas cor move o transparente e o orgão sensívle por sua vez, é movido pelo transparente

   * Capítulo 8
      * som e audição
         * som é de 2 modos :
            * uma certa atividade
               * quando é de atividade é sempre de algo contra e em algo: um golpe produzindo o som
            * uam certa potência
         * som é tudo advém do que for liso e oco
         * som é ouvido no ar e na áuga
            * água um pouco menos
            * ocorre de golpe entre os sólidos
               * um contra o outro
               * ou contra o ar
                  * não dissipado
         * eco ocorre quando e impedido de dispersar-se é rebatido como uma bolao ar em bloco
         * audição: o responsável pelo o ouvir é o vazio
            * pos há a opinião de que o vazio é o ar e este é o que faz ouvir
               * quando movido em bloco d emaneira contínua
            * sonoro: é oq ue pode move rcontinuamente o ar e em bloco até o ouvido
               * ar anturalmente adaptado ao ouvido
                  * ouvido está no ar
                     * ao mover-se o ar de fora , move-se também o ar de dentro do uvido
                  * o ar por si não é sonoro: pois se dispersa, mas quando é impedido de dispersar-se o seu movimento produz som
                     * ar retido no ouvido deve estar imóvel, para percebe exatamente a variação do movimento
         * qual do s dois soa : o golpeado ou o que golpeia?
            * não é toda coisa golpeada ou golpeante que soa,mas é preciso que o  golpeado seja plano a ponto que o ar compacto salte e vibre
         * agudo e grave
            * agudo é o que move muito o sentido por pouco tempo
            * grave: é o que move pouco o sentido por muito tempo
         * voz
            * nenhum dos inanimados tem voz, embor apor semelhhança se diga que ele tem voz
            * voz é: é um certo som de algo aniamdo
               * voz é um som de um animal
               * não é produzida por qualquer parte do seu corpo
            * obs: natureza serve-se do ar tanto para conseguir com o ar respirado o calor, como para avoz de maneira que subsista o bem
            * voz é o golpe do ar respirado pela ação da alma nas partes deste tipo e contra a chamada traquèia
               * ser dotado de alma
               * tenha alguam imaginação
                  * voz é um som significativo

   * capítulo 9
      * olfato
         * poucol acurado nos humanos
         * espécies de sabores análogas aos odores
         * inodoro: inteiramente incapaz de ter odor
            * seja algo que tem pouco ou escasso
         * olfação corre através da intermediação doa ar ou da água
            * animais aquáticos parecem também sentir cheiro

   * capítulo 10
      * palatável : palatável é um certo tangível( palpável, concreto)
         * não é peceptível a partir de um corpo extrínseoc ou intermediário
            * nada no palatável corresponde a um intermediário
         * o corpo em que subsiste o sabor  é o palatável
            * subsiste  no úmido como sua matéria, e isso é algo tangível
         * palatável é o sabor
         * nada produz sensaçãod e sabor sem ter umidade
            * umidade em ato ou em potência
               * ex:salgado: facilmente dissolvido mas age como solvente na língua
         * gustação é do:
            * palatável
               * potável
            * não palatável
               * o que tem pequeno e escasso sabor
               * não potável
      * orgão sensível da gustação não pode ser nem efetivamente úmido , nem incapaz de umedecer
         * pois é necessário umeder o que pode ser umedecido, consevando-se
            * mas não snedo úmido orgão sensívle gustativo
         * língua nem demasiado seca nem demasiado úmida
      * o doce e o amargo
         * doce
            * deriva do gorduroso
         * amargo deriva do salino
         * intermediários
            * acre,rude, picante
      * o que pode sentir o gosto:
         * é potência
      * o que pod eproduzir o gosto
         * é o palatável

   * capítulo 11
      * tato
         * não é uma única sensação, mas diversas
            * objetos perceptívei spelo toque são diversos
         * qual o orgão táctil?
            * difícl dizer
            *
         * tem vários pares d econtrário
            * frio quente
            * seco e úmido
         * não se sabe qual o substrato singular do tato
         * é necessário que o copro seja um intemediério intrísceo e natural do capaz d epercepção tátil
            * através das quais ocorrem percepções que são diversas
         * tato diz respeito ao tangível
            * mas não pela ação do intemediário
               * mas simultaneamente ao intemediário (tal como um escudo em que sofremos o impacto por meio dele)
            * as diferenças do corpo como corpo ( frio, quente,seco etc) são tangíveis
         * parece que a carne e a língua estão para o orgão sensórial

   * capítulo 12
      * o sentido é o receptivo das formas sensíveis da matéria
      * o sentido é afetado pela ação de cada um do que tem cor, som, etc
         * de acordo a qualçidade e determinação que o snetido tem como responsável
      * orgão snesorial é aquele em que subsiste tal potência de receber as formas sensíveis da matéria
         * sentir é ser afetado de uma certa maneira

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