---+ alma -livro 2
* substância : um dos gêneros dos seres
* no sentido de matéria
* aquilo que por si mesmo não é determinado
* é a potência ( tanto na ciência, como no inquirir)
* no sentido de figura/forma
* aquilo do que já se diz determinado
* é a atualidade ( tanto no modo da ciência como no inquirir)
* nos sentido de composto por ambas ( forma e matéria)
* corpos são substâncias
* corpos naturais ( princípio dos demais corpos)
* alguns têm vida
* vida : é a nutrição por si mesmo, o crescimento e o decaimento
* corpo natural com vida é substância composta
* outros não tem vida
* corpor é o substrato e a matéria
* alma não é corpo
* alma é a substância como forma do corpo natural que em potência tem vida
* a substância da alma é a atualidade da vida
* alma é a atualidade do corpo que tem vida
* tal tipo d ecorpo é orgânico
* alma é a primeira atualidade do corpo orgânico
* não é necessário se perguntar se corpo e alma são uma unidade
* pois já que se diz unidade e ser de muitos modos o mais apropriado dele é como atualidade ( como forma)
* resposta ao enunciado geral: o que é a alma?
* é a substância segundo a determinação =o que é, para um corpo de tal tipo, ser o que é
* determinaçãp para um corpo natural
* tem em si mesmo um princípio de movimento e repouso
* exemplo : se o olho fosse animal, alma dele seria a visão, pois esta é
a substância do olho segundo a determinação. olho é a matéria para a
visão . ausente a visão ele é olho por homonímia
* a totalidade da percepção sensível está para a totalidade do corpo perceptivo como tal
* ex: sementes e frutos são corpos assim
* corpo e alma constituem o animal
* alma não é separada do corpo
* não se sabe se a atualidade da alma é igual a atualidade de um navegador que guia a navio
* não se sabe se a alma é partível
* capítulo 2
* retomada do princípio da investigação:
* animado diferente do inanimado pelo viver
* viver se diz de muitos modos;
* pelo menos um destes atributos
* intelecto
* percepção sensível
* movimento local e repouso
* movimento segundo nutrição, o deciamento e crescimento
* plantas vivem:crescem decaem etc
* animal:constitui-s eprimordialmente pela percepção sensível
* tmabém há animais que não mudam de lugar, mas tem percepção sensível
* tato subsiste primeiro
* tato pode estar separado dos demais snetidos
* parte nutritiva da alma: plantas e animais tem
* cada uma das capacidades é uma alma ou parte da alma
* tal qual inseto que se corta ao meio e ainda se move e conserva a sensação
* assim será também com a imaginação e desejo
* intelecto e acapacidade de inquirir
* parece ser outro tipo de alma/separado - como o etenro é separado do corruptível
* demais partes da alma não são separáveis, mas são distintas quanto ao enunciado
* capacidade perceptiva distinto do opinar, se for o caso
* variação de cpacidades entre os animais: em alguns existem todas, em outra algumas ou só uma
* ciência e saúde são formas de uma determinada configuraçã
* obs:se conhece por meio
* da alma
* da ciência
* conclusão: o composto de matéria ( potência) e forma(atualidade) é aniamdo , a alma é atualidade de certo corpo
* não existe alma sem corpo
* alma não é um corpo
* alma é algo do corpo
* cada coisa ocorre por natureza na matéria apropriada e em sua potência subsistente
logo , alma é uma certa atualidade e determinação daquele que tem potência de ser tal
* Capítulo 3
* potências da alma:
* nutritiva
* ex: planta só nutritiva
* desiderativa
* perceptiva
* aquele que tem a perceptiva tem a desiderativa, pois aquele que percebe o prazer e a dor
* tato - percepção básica
* locomotiva
* raciocinativa
* alma análogo a figura geométrica
* figura do triangulo: pode-se fazer um enunciado geral, sem necessariamente ser próprio a nenhum triângulo específico
* pode-se fazer um enunciado acerca da alma sem própriamente se referir a nenhum específico
* motivo: assim como o triângulo se resume a umas poucas formas (
escaleno, isosceles, equilátero) a alma se resume aos seus tipod de
potência
* entretanto para que fazer um
enunciado comum senão se refere aos tipos específicos -ridículo ( pois
não será de acordo com um enunciado prórpio , nem estará de acordo com a
forma apropriada e indivisível
* solução: estudar alma conforme cada caso de potência
* o que é a alma da planta, do animal ou da besta
* e deve ser explicado a causa de seres dispostas tais potências e sua sucessão
* qual depende e vem antes de qual? etc
* capítulo 4
* para fazer exame da alma
* investigar cada umas potências/capacidades da alma
* mas antes
* é preciso dizer o que é essa capacidade de pensar,perceber etc
* é preciso antes ainda pensar os objetos correlatos
* o perceptível, o pensado, o alimento
* o alimento
* alimento sofre algo por parte daquele que se alimenta , mas não este por parte do alimento
* o alimento é qo ue se acrescenta por ultimo ou primeiro?
* pois se for ambos, mas um não digerido e outro digerido se preciso falar de alimento de 2 modos:
* como não digerido, é o contrário que se nutre do contrário
* como digerido, que é o semelhante que se nutre do semelhante
* tais modos se dizem de modo correto e incorreto
* alimento e produtor de crescimento
* animado é uma certa quantidade
* animado é algo de terminado e substância
* o digerido é o produtor de crescimento do animado
* o digerido é o que conserva a substância e o animado durante o tempo que o animado se nutrir
* digerido é produtor de geração não do que se nutre ( pois este já tem
substância e apenas se conserva) mas de outro .
* no fima há 3 coisas:
* a alma é o que nutre
* o nutrido : o corpo que possui a alma
* aquilo com que se nutre : alimento
* alma nutritiva
* funções: gerar e servir-se do alimento
* na opinião de alguns é simplesmente o fogo que causa nutrição e o
crescimento, já que é o único alimento que é nutrido e crescente
* equívoco: fogo é causador coadjuvante
* crescimento do fogo é em direção ao ilimitado e até onde existir o combustível
* mas nas coisas constituídas por natureza há uma proporção, um limite
do tamnaho para o crescimenteo, e essas são cisas da alma, não do fogo
* aalguns dizem que o semelhante s enutre dos emelhante e cresce dele
* outros tese inversa: que o contrário se nutre do contrário
* e que o alimento é digerido e se transforma , mudando para tudo em direção ao que é oposto ou intermediário
* não existe nada que se nutra que não participe de vida
* animado diz respeto a nutrição sem ser acidente
* alma nutritiva :capacidade de gerar outro como si mesmo
* alma é causa e princípio do corpo que vive
* alma é similarmente causa conforme 3 modos definidos
* de onde parte este movimento
* alma onde primeiro parte o movimento locomotor (embora não existam em todos os seres vivos)
* alteração e crescimento existem segundo a alma
* percepção sensível é um tipo de alteração
* crescimento e decaimento que são movimentos fonte da nutrição ( que é a parte nutritiva da alma)
* visando uma finalidade movimento( em vista de algo)
* a natureza faz algo, e estye algo é sue fim
* alma é por natureza algo deste tipo: orgão dos animias comodas plantas são em vistata alma
* o em vista de algo tem 2 aspectos:
* o de quê
* o em quê
* caus acomo substância
* parta todas as coisas , a causa de ser é a substância
* para os seres que vivem é o viver
* alma é causa como princípio
* qualquer ali mento deve ser digerido- isso graças ao calor
* capítulo5
* percepção sensível
* o que é comum a toda e qualquer percepção sensível?
* percepção sensível consiste ems er movido e afetado
* porque não ocorre percepção dos próprios sentidos
* ou porque sem objetos externos os sentidos não produzem percepção (
já que os próprio sentidos são feitos de terra, água, fogoetc?
resposta:
capacidade d eperceber não existe em atividade, mas só em potência, por
isso não percebe a si mesma * percebemos de dois modos
* em potência
* em atividade
* objeto da percepção sensível será igualmente em
* potência
* em atividade
* tratamento como a mesma coisa afetado , ser movido e o entrar em atividade
* movimento é uma certa atividade
* ser afetado não é um temro simples:
* é uma corrpução pelos contrários
* e em outros é a conservação do ser em potência pelo ser em atualidade
* ex: do inquirir ( saber em potência se chega ao conhecimento de algo (
atualidade do saber)- então não é um alteração mas uma atualidade
* qincorreto portanto dizer que qem pensa, quando pensa, se altera
* está apenas colcoando sua potência em atualidade
* mas se aprender ( pensar ) já está em potência em nós, mas há quemd
etenha o conhecimento em atualidade e vá ensiná-lo só se pode dizer ou
que não há alteração do indivídeuo em potência ou que há dois tipoos de
alteração:
* mudança quanto as condições privativas
* mudnaça quanto as disposições e à natureza
* 417b6- perceber
* perceber não de pende de si mesmo, pois é necssário que existam os objetos da percepção
* as ciências do bojeto da percepção tmabém por esse motivo são dependentes
* tudo eé afetado e movido por um poder eficiente e em atividade.
* há o ser afetado pelo semlhnete
* há o ser afetado pelo dessemelhante
* pois é o dessemlhante que é afetado, mas, tendo sido afetado, se torna semelhante
* distinções no que concerne potência e atualidade
* Ex: há o homem conhecedor, por estar entre os que conhecem e possuem conhecimento
* há o que conhec e por já saber a gramática, isto é, pode perguntar, inquirir
* e há o que conhece na atualida algo agora
* último caso é atualidade
* dois primeiros caso é potência
* conclusão: potência não é simples
* a capacidade de perceber não é simples
* capacidade perceptiva é potencialmente tal como seu objeto o é já em atualidade.
* capcidade adequada por princípio ao objeto e vice-versa
* capcaidade é afetada enquanto não semelhante, ma suma vez afetada , ela se assemelha e se torna tal como ele
* é necessário servir dos termos " ser alterado" e ser afetado como próprios
* capítulo 6
* o sensível se diz de 3 modos
* 2 modos são percebidos por si mesmo
* um é próprio a cada sentido
* próprio: aquilo que não pode ser percebido pelo outro sentido, e de que não cabed enganar-se
* ex: visão da cor, audição do sometc
* um é comum a todos
* o movimento , o repouso, o número, a figura e a magnitude, os destes
tipo não são próprios a nenhum sentido, mas comum a todos
* obs: objetos perceptíveis por si memso: o próprio é o que são
propriamente perceptíveis, e é para os quais se volta naturalmente a
substância de cada sentido
* um é percebido por acidente
* sensível por acidnete: ex: branco é o filho de Diares. PErcebe-se
isot por acidente, pois o filho de diares é associado ao branco. embora
branco não se defina por diares
* Capítulo 7
* isto de que existe a visão é o visível
* visível: é a cor e também o que pod eser designado por palavras
* visível eé a cor
* cor:
* é oq ue recobre o visível por si mesmo si memso enquanto causa de ser visível
* : natureza da cor : é aquilo que pode mover o transparente em atualidade
* toda cor de cada coisa é vista na luz
* não existe visível sem luz
* o que é luz?
* é a tividade do transparente como transparente
* transparente
* o que é visível
* mas não visível por si mesma
* ma spor meio de cor alheia
* transparente é o privado de cor,o invisível, o visto a custo, como o obscuro de ser
* este é otransparente em potência
* transparente se torna transparente pelo fogo
* tanto na escuridão ( transparência em potência)quanto na luz ( transparência em atividade)
* onde luz está em potência há tmabém a treva
* luz é a privação d euma certa disposição do transparente
* luz é como que a " cor" do transpçarente,
* se torna atualidade pelo fogo ouy algo do tipo
* luz não é fogo, mas é a presença de fogo ou algo semlhante no transparente
* conclusões: o que é visto na luz é a cor e por isso não se vê sem luz
* por isto luz é o que é ser para a cor
* aquilo que é capaz de mover o transparente em atualidade, e a atualdiade do transparente é a luz
* ato de ver ocorre porque o capaz de perceber é afetado por algo; mas
impossível que o seja pela própria cor que é vista; resta enmtão que se
ja pelo intermdediário
* intermediário é a luz
* ex e prova: se alguem coloca uma cor bem a frente da própria vista
não consegue ver. mas cor move o transparente e o orgão sensívle por sua
vez, é movido pelo transparente
* Capítulo 8
* som e audição
* som é de 2 modos :
* uma certa atividade
* quando é de atividade é sempre de algo contra e em algo: um golpe produzindo o som
* uam certa potência
* som é tudo advém do que for liso e oco
* som é ouvido no ar e na áuga
* água um pouco menos
* ocorre de golpe entre os sólidos
* um contra o outro
* ou contra o ar
* não dissipado
* eco ocorre quando e impedido de dispersar-se é rebatido como uma bolao ar em bloco
* audição: o responsável pelo o ouvir é o vazio
* pos há a opinião de que o vazio é o ar e este é o que faz ouvir
* quando movido em bloco d emaneira contínua
* sonoro: é oq ue pode move rcontinuamente o ar e em bloco até o ouvido
* ar anturalmente adaptado ao ouvido
* ouvido está no ar
* ao mover-se o ar de fora , move-se também o ar de dentro do uvido
* o ar por si não é sonoro: pois se dispersa, mas quando é impedido de dispersar-se o seu movimento produz som
* ar retido no ouvido deve estar imóvel, para percebe exatamente a variação do movimento
* qual do s dois soa : o golpeado ou o que golpeia?
* não é toda coisa golpeada ou golpeante que soa,mas é preciso que o
golpeado seja plano a ponto que o ar compacto salte e vibre
* agudo e grave
* agudo é o que move muito o sentido por pouco tempo
* grave: é o que move pouco o sentido por muito tempo
* voz
* nenhum dos inanimados tem voz, embor apor semelhhança se diga que ele tem voz
* voz é: é um certo som de algo aniamdo
* voz é um som de um animal
* não é produzida por qualquer parte do seu corpo
* obs: natureza serve-se do ar tanto para conseguir com o ar respirado o
calor, como para avoz de maneira que subsista o bem
* voz é o golpe do ar respirado pela ação da alma nas partes deste tipo e contra a chamada traquèia
* ser dotado de alma
* tenha alguam imaginação
* voz é um som significativo
* capítulo 9
* olfato
* poucol acurado nos humanos
* espécies de sabores análogas aos odores
* inodoro: inteiramente incapaz de ter odor
* seja algo que tem pouco ou escasso
* olfação corre através da intermediação doa ar ou da água
* animais aquáticos parecem também sentir cheiro
* capítulo 10
* palatável : palatável é um certo tangível( palpável, concreto)
* não é peceptível a partir de um corpo extrínseoc ou intermediário
* nada no palatável corresponde a um intermediário
* o corpo em que subsiste o sabor é o palatável
* subsiste no úmido como sua matéria, e isso é algo tangível
* palatável é o sabor
* nada produz sensaçãod e sabor sem ter umidade
* umidade em ato ou em potência
* ex:salgado: facilmente dissolvido mas age como solvente na língua
* gustação é do:
* palatável
* potável
* não palatável
* o que tem pequeno e escasso sabor
* não potável
* orgão sensível da gustação não pode ser nem efetivamente úmido , nem incapaz de umedecer
* pois é necessário umeder o que pode ser umedecido, consevando-se
* mas não snedo úmido orgão sensívle gustativo
* língua nem demasiado seca nem demasiado úmida
* o doce e o amargo
* doce
* deriva do gorduroso
* amargo deriva do salino
* intermediários
* acre,rude, picante
* o que pode sentir o gosto:
* é potência
* o que pod eproduzir o gosto
* é o palatável
* capítulo 11
* tato
* não é uma única sensação, mas diversas
* objetos perceptívei spelo toque são diversos
* qual o orgão táctil?
* difícl dizer
*
* tem vários pares d econtrário
* frio quente
* seco e úmido
* não se sabe qual o substrato singular do tato
* é necessário que o copro seja um intemediério intrísceo e natural do capaz d epercepção tátil
* através das quais ocorrem percepções que são diversas
* tato diz respeito ao tangível
* mas não pela ação do intemediário
* mas simultaneamente ao intemediário (tal como um escudo em que sofremos o impacto por meio dele)
* as diferenças do corpo como corpo ( frio, quente,seco etc) são tangíveis
* parece que a carne e a língua estão para o orgão sensórial
* capítulo 12
* o sentido é o receptivo das formas sensíveis da matéria
* o sentido é afetado pela ação de cada um do que tem cor, som, etc
* de acordo a qualçidade e determinação que o snetido tem como responsável
* orgão snesorial é aquele em que subsiste tal potência de receber as formas sensíveis da matéria
* sentir é ser afetado de uma certa maneira
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