segunda-feira, 3 de junho de 2013

de anima livro 1- aristóteles-2011-mestrado


---+ Alma

   * princípio dos animais

   * objetivo do estudo : conhecer sua natureza e substância ;bem como seus atributos
      * quais afeccções própria à alma
      * quais afecções que subsistem nos animais graças a alma

   * problema do método
      * há um método ou vários para conhecer a alma?
      * que método é esse?

   * qual gênero alma pertence? ( requisito para escolha do método)
      * é determinada substância?
      * qualidade,quantidade?

   * alma é em potência ou é uma certa atualidade?

   * alma é divisível?
      * se for:
         * deve-se estudar as partes
         * ou devemos estudar como um todo?
         * ou devemos estudar as funções?

   * toda alma é de mesma forma?
      * se não for:
         * qual diferença de gênero
         * qual diferença de espécie

   * há uma única definição de alma?

   * parágrafo 402b16 -digressão sobre o conhecimento
      * conhecer o que é algo:
         * auxilia a considerar as causas daquilo que se atribui a substância
            * exemplo: conhecer reta e curva  ajuda a perceber quanto os ângulos retos equivalem ao ângulo  do triângulo
         * já atributos contribuem em saber o que algo é
            * saber sobre a maioria do atributos de algo auxilia a saber o que esse algo é
            * uma definição sobre algo que não nos leva ao conhecimento dos atributos é vazia

   * As afecções da alma são todas comuns a quem / ou o quê possui alma ou há uma afecção própria  somente à alma?
      *  alma nada faz  sem o corpo
         * exemplo:persistir, ter vontade e perceber
      * mas e o pensar ? é próprio da alma somente?
         * resposta: não
         * pensar é um tipo de imaginação e não poderia existir sem o corpo
      * se alguma das funções ou afecções da alma é própria à alma ela seria separável
         * Mas se nada lhe é próprio: a alma não seria separável ( 403a3)
      * Todas as afecções da alma ocorrem com um corpo
         * ex: ânimo ,mansidão,medo,comiseração,ousadia,alegria,amar,odiar
         * corpo é afetado de algum modo e simultaneamente as afecções da alma(403a16)
      * AFECÇÕES SÃO DETERMINAÇÕES DA MATÉRIA (403A24)
         * por isso cabe a quem estuda a natureza o estudo da alma ( seja qual tipo de alma for)
            * estudioso da natureza aborda todas a s funções e afecções que correspondem a um tal corpo e tal matéria, o
               * afecções que não são correpondnetes a um tal corpo e tal matéria deixa para outros ( médicos,c arpinteiros)
         * o que não é separável , mas não é afecção de  um tal corpo ( mas é abstrato) relega-se aos matemáticos
         * ao filósofo cabe tratar do que é separado de tal corpo e de tal matéria .
         * afecções da alma inseparáveis da matéria natural dos animais ( ânimo e temor)

   * capítulo 2 - recolho de opiniões dos predecessores que afirmaram algo sobre a alma
      * o que mais parece pertencer a alma por natureza?
         * o animado difere do inanimado em: movimentos e percepção sensível
            * caracteres advindoss dos predecessores de Ari ( variando a ênfase entre as duas características conforme o predecessor)
      * Demócrito: alma  é algo quente ou espécie de fogo
         * devido a existência de infinitos àtomoes , diz que os de forma esférica são fogo e alma.
         * os esféricos que são alma por tudo permear
         * alma por tal fluxo de átomos que tudo penetram dão movimento as coisas
      * pitagóricos
         * alma são as poeiras no ar
            * por sua vez tal poeira faz com que se movam
               * movimento contínuo, mesmo na calmaria
      * todos no  geral
         * alma move-se por si mesmo
         * tudo o mais é movido pela alma
      * Anaxágoras
         * alma é o que faz mover
         * trata alma e intelecto como o mesmo embora insinue como diferentes
            * não explica como isso é possível/contradições
         * Ari critica : intelecto não subsiste nos animais mesmo tendo alma
      * observação: todos que deram atençãO AO FATO DE QUE O ANIMADO SE MOVE SUPUSERAMQ UE A ALMA É POR EXCELÊNCIA AQUILO QUE FAZ MOVER
      * observação 2: aqueles que se detiveram no fato de de que o animado conhece  e percebe os seres, identificaram a alma aos principios: seja um princípios seja a uma pluralidade de princípios
         * pluralidade de princípios:
            * Empédocles :compõe a alma a partir de todos os elementos (raizes)
            * Platão no timeu:compõe a alma a partir dos elementos : smelhante é conhecido pelo semelhante e as coisas compostas a partir dos princípios.
         * PRINCÍPIOS - quais e quantos são eles
            * divergÊNCIA entre os que consideraram:
               * princípios como corpóreos
               * princípios como não corpóreos
               * princípios mesclados :combinação entre corpóreos e incorpóreos
            * diferença quantitativa
               * os que consideram princípios múltiplos
               * os que consideram princípio único
            * envolvimentos entre princípios e alma
               * antigos supunham  que o que por natureza é fonte do movimento ( alma) deve estar entre os primeiros princípios
               * demócrito: alma=intelecto
                  * alma: está entre os corpos primordiais e indivisíveis
                  * move-se pela pequenez e formato d esuas partes.
               * Anaxágoras
                  * problema: alma parece diferir de intelecto , entretanto trata como se fossem uma única natureza
                     * exceto quando trata intelecto como princípio de tudo
                  * intelecto é o único sem mistura, simples, puro
                  * discorre sobre o conhecer e o mover: o intelecto como o que move tudo
               * Diógenes:
                  * alma é ar
                     * composto de menores partículas
                     * princípio de tudo
                     * tanto conhece como move
                     * movimentação fruto das partículas pequenas
                     * conhecimento por ser primeiro princípio
               * Heráclito
                  * alma como princípio
                  * exaqlação a partir do que tudo o mais se constitui
                  * alma como o mais incorpóreo como o sempre mais fluente
               * ALcméon
                  * suposições a respeito da alma
                  * imortal
                  * sempre movente a alama, e tudo o que é divino move-se : alma , lua, sol, astros ,céu inteiro
               * Hípon
                  * alma é água
               * Crítias : alma é sangue
      * GERAL: todos definem a alma por 3 atributos
         * a percepção sensível
         * movimento
         * a natureza incorpórea
         * observação: todos que definem a a alma tmabém pelo conhecer fazem  dela ou um elemento ou algo proveniente de um elemento

   * Capítulo 3 sobre o movimento
      * atributo da alma:movimento
         * não é necessário que aquele que faz mover seja também esteja ele próprio em movimento
         * MAS tudo só é movido de 2 modos
            * movido por outro
               * o que está em algo que se move
                  * exemplo: navegante dentro do navio
            * movido por si mesmo
         * 4 movimentos (406a13)
            * locomoção
            * alteração
            * decaimento
            * crescimento
         * qual dos 4 movimentos a alma se moveria? um, todos..?
         * o movimento da alma é sua substância ou move-se por acidente?
         * se a alma se move por natureza, também poderá ser movida por coerção
            * similaridade com o repouso: por natureza em repouso por coerção pode ser posta em repouso
         * quais seriam os movimentos e repousos por coerção da alma?
         * se a alma se move para cima  é fogo; se por baixo terra, pois estes são so movimentos de tias elemnetos
         * se alma move o corpo seria seria razoável que ela se move de maneira similar ao corpo?
            * se assim fosse a alma se moveria por locomoção ( = ao corpo) , mudando de lugar
               * mas se fosse assim a alma pudesse se locomover mudando as partes, os animais mortos poderiam reviver, pois a alma poderia sair e voltar ao corpo
         * mas se alma,, s e movesse por  acidente e por coerção, ela poderia ser produzido por outro e não pela própria alma
            * mas o que é movido por si mesmo não precisa ser movido por outro, exceto por acidente
            * poderia, nesse caso, se dizer que a alma, caso se mova, é movida pelos objetos da percepção sensível
         * MAS se ALMA MOVE a si mesma , também está em movimento
            * mas se todo movimento é deslocamento do movido enquanto é movido então a alma se deslocaria de sua substância
         * até 407b13- digressões platônicas sobre o timeu
            * acomadam e instalam a alma no corpo , nada definindo em acréscimo sobre a causa e o modo como o corpo se mantém,
mas é necessário o que um faz , o outro sofre
   * capítulo 4 alma como espécie de harmonia
      * hamonia:mistura dos contrários e que o corpo é constituído a partir dos contrários
      * alma não pode ser nenhuma razão ou composição dos mistos
         * razão entre carne e o sso não é harmônica
            * e se isso é permitido, a razão entre almas e corpos podem ser diversas
               * exemplo: várias almas em um corpo
      * movimento não é fruto da harmonia
      * harmonia referente a saúde ou a as virtudes físicas
      * se pode ver harmonia sobre duas perspectivas
         * a composição das magnitudes naquilo que tem movimento e poisção, quando se ajustam entre si, sem admitir nada semelhante entre elas
            * falso. as composições das partes são muitas e de muitas maneiras
               * como pode o intelecto ser a composição de tão diversa harmonia em tantos graus diversos? e a percepção , ou o desejo? cmo podem ser partes fundamentais de harmonia em tal diversidade de composições
         * ou harmonia como razão dos mistos
      * empédocles
         * cada uma das partes do corpo obedece a uma certa razão.
            * mas a alma é esta razão do corpo ou é algo diverso que  que vem depois das partes?
      * conclusão: alma não pode ser harmonia, nem se locomover em círculo.
         * é possível que a alma se mova por acidente, e que mova si mesma
            * mas não é possível que a alma se mova de lugar ( sem corpo)
      * quanto a questão de que alegria, amor, ódios são movimentos da alma
         * desnecessário
            * melhor dizer ue o homem faz essas ações com a alma.
               * o movimento , nesse caso, não existe nela
                  * mas , por vezes chega a ela ( percepção sensível)
                  * por vezes parte dela ( reminiscência , até chegar aos moviemntos e estabilizações nos orgãos da percepção)
      * intelecto e alma : relação
         * intelecto: certa substância não-corruptível
            * pensar e inquirir se deterioram quando orgãos intenros se corrompem
mas pensar e inquirir po si mesmos são impassíveis            * raciocinar, amar odiar: NÃO são propriedades do intelecto, mas daqueles que possui intelecto, enquanto possui.
               * tais afecções se deterioram com o conjunto que possui
            * possibilidade de ser algo divino e impassível
         * velhice: velhice não acontece porque a alma sofre algo, e sim o corpo em que ele está sofre algo
         * conclusão : NÃO É POSSÍVEL QUE ALMA SE MOVA
            * e s e de todo não se move, também não se move por si mesma
      * realma como um número que move por si mesmo
         * tolice
         * duas impossibilidades:
dizer que a alma se movedizer que é número         * como dizer que uma UNIDADE se mova?
            * se não tem partes e é indiferenciada?
               * se tem partes é móvel
                  * se é m´ovel tem diferenças
         * se de um número é subtraído um número ou unidade o resto é um número diverso
            * mas as plantas e muitos animais, quando seccionados, continuam a viver e parecem ter a mesma espécie de alma.
         * SImilar raciocínio ao falar de unidades e de corpúsculo
            * àtomos esféricos de demócrito
               * átomos como pontos 9quantidade) é preciso que se movam e sejam movidos ao mesmo tempo( pois se unidade básica, então nada pode movê-los senão a si mesmos)
                  * se no animal o que faz mover é a alma; no número (quantidade, seja átomo ou número) o que fará mover é a alma
                     * não é possível que o átomo o faça mover e seja movido se não ocorre o memso com o corpo.
                        * como pode a unidade ( que erroneamente atribuiu-se ao que faz mover)ser a alma?
                           * seria preciso que a alma se diferenciasse das outras unidades
                              * ma simpossível: se unidade só pode ser diferenciada de posição e nada mais
                                 * PRoblemas; se as unidades dentro do corpo são diferentes dos pontos do corpo, serão dois conjuntos de unidad eocupando mesmo o mesmo lugar;
                                    * se duas coisas podem estar no mesmo espaço o que impede de um número sem limites?
                                       * aquilo que ocupa um lugar indivisível é também indivisível
                                          * se por outro lado o número da alma = pontos do corpo pq nem todos corpos tem alma?

   * capítulo 5
      * probelmas de quem diz que a alma é composta por párticulas sutis e que ele se move pela alma ( como demócrito)
         * se a alma está por todo corpo seria necessária que a alma e corpo estivessem no mesmo ( supondo que alma é corpo.)
            * mas dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço!
      * quanto aos que dizem que alma é número
         * seria preciso que em um único ponto houvesse muitos pontos
         * ou é necessário estarem em um único ponto muitos pontos
         * ou ainda dizer que todo corpo terá alma
         * se supormos que nenhum número diferente e diversos de ponto subsistentes no corpo o sucedem
         * como o animal se moveria pelo número? ( mesma justificativa das partículas mínimas de demócrito.) Ao mesmo tempo teria que o número mover e ser movido, ocupar num ponto, uma diversidade de pontos
      * 409b18
         * 3 são os modos de definição da alma da tradição
            * alma pode mover por si mesma
            * ou que ela é um corpo composto de corpos sutis, incorpóreos
            * alma composta de elemntos
               * alma conhecria semlhante pelo semelhante: alma  idêntica ao que se conhece
                  * mas conhecer os elementos não quer dizer que conhece a composição ou razão ou a mistura de todos o s elementos
                     * mas digamos que a alma tenha essa habilidade
                        * mas como conhecerá o conjunto ? como ser composta dos elementos que compõe o mundo fará com que ela conheça o que é o homem, carne e o sso??
                           * teria que além da composição, a alma teria que ter a  razão e a composição
                              * IMpossível
                                 * como se na alma houvesse uma pedra ou um homem
                  * seria tal alma composta apenas de elementos que são comuns às substâncias?
                     * como conhecer então cada coisa se elas são compostas por quantidades e qualidade diferentes, mesmo com composição semelhante?
      * o que unifica a alma? ( problema)
         * elementos parecem com a matéria , parece entretanto o que os junta é superior
         * se é o intelecto
            * problema: nem todos os seres de alma são dotados de intelecto
            * como o intelecto seria formado por elementos?
         * alma partível ou una?
            * o que diabo manteria a alma una ou partível
               * quais seriam essas partes
                  * se são partes como funcionam essas potências no corpo
                     * quando partido o corpo se movimenta
                        * sinal de particonamento da alma?
         * se alma faz inúmeras atividades: fazemos com a alma inteira ou com partes ?

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