segunda-feira, 3 de junho de 2013
de anima livro 1- aristóteles-2011-mestrado
---+ Alma
* princípio dos animais
* objetivo do estudo : conhecer sua natureza e substância ;bem como seus atributos
* quais afeccções própria à alma
* quais afecções que subsistem nos animais graças a alma
* problema do método
* há um método ou vários para conhecer a alma?
* que método é esse?
* qual gênero alma pertence? ( requisito para escolha do método)
* é determinada substância?
* qualidade,quantidade?
* alma é em potência ou é uma certa atualidade?
* alma é divisível?
* se for:
* deve-se estudar as partes
* ou devemos estudar como um todo?
* ou devemos estudar as funções?
* toda alma é de mesma forma?
* se não for:
* qual diferença de gênero
* qual diferença de espécie
* há uma única definição de alma?
* parágrafo 402b16 -digressão sobre o conhecimento
* conhecer o que é algo:
* auxilia a considerar as causas daquilo que se atribui a substância
* exemplo: conhecer reta e curva ajuda a perceber quanto os ângulos retos equivalem ao ângulo do triângulo
* já atributos contribuem em saber o que algo é
* saber sobre a maioria do atributos de algo auxilia a saber o que esse algo é
* uma definição sobre algo que não nos leva ao conhecimento dos atributos é vazia
* As afecções da alma são todas comuns a quem / ou o quê possui alma ou há uma afecção própria somente à alma?
* alma nada faz sem o corpo
* exemplo:persistir, ter vontade e perceber
* mas e o pensar ? é próprio da alma somente?
* resposta: não
* pensar é um tipo de imaginação e não poderia existir sem o corpo
* se alguma das funções ou afecções da alma é própria à alma ela seria separável
* Mas se nada lhe é próprio: a alma não seria separável ( 403a3)
* Todas as afecções da alma ocorrem com um corpo
* ex: ânimo ,mansidão,medo,comiseração,ousadia,alegria,amar,odiar
* corpo é afetado de algum modo e simultaneamente as afecções da alma(403a16)
* AFECÇÕES SÃO DETERMINAÇÕES DA MATÉRIA (403A24)
* por isso cabe a quem estuda a natureza o estudo da alma ( seja qual tipo de alma for)
* estudioso da natureza aborda todas a s funções e afecções que correspondem a um tal corpo e tal matéria, o
* afecções que não são correpondnetes a um tal corpo e tal matéria deixa para outros ( médicos,c arpinteiros)
* o que não é separável , mas não é afecção de um tal corpo ( mas é abstrato) relega-se aos matemáticos
* ao filósofo cabe tratar do que é separado de tal corpo e de tal matéria .
* afecções da alma inseparáveis da matéria natural dos animais ( ânimo e temor)
* capítulo 2 - recolho de opiniões dos predecessores que afirmaram algo sobre a alma
* o que mais parece pertencer a alma por natureza?
* o animado difere do inanimado em: movimentos e percepção sensível
* caracteres advindoss dos predecessores de Ari ( variando a ênfase entre as duas características conforme o predecessor)
* Demócrito: alma é algo quente ou espécie de fogo
* devido a existência de infinitos àtomoes , diz que os de forma esférica são fogo e alma.
* os esféricos que são alma por tudo permear
* alma por tal fluxo de átomos que tudo penetram dão movimento as coisas
* pitagóricos
* alma são as poeiras no ar
* por sua vez tal poeira faz com que se movam
* movimento contínuo, mesmo na calmaria
* todos no geral
* alma move-se por si mesmo
* tudo o mais é movido pela alma
* Anaxágoras
* alma é o que faz mover
* trata alma e intelecto como o mesmo embora insinue como diferentes
* não explica como isso é possível/contradições
* Ari critica : intelecto não subsiste nos animais mesmo tendo alma
* observação: todos que deram atençãO AO FATO DE QUE O ANIMADO SE MOVE SUPUSERAMQ UE A ALMA É POR EXCELÊNCIA AQUILO QUE FAZ MOVER
* observação 2: aqueles que se detiveram no fato de de que o animado conhece e percebe os seres, identificaram a alma aos principios: seja um princípios seja a uma pluralidade de princípios
* pluralidade de princípios:
* Empédocles :compõe a alma a partir de todos os elementos (raizes)
* Platão no timeu:compõe a alma a partir dos elementos : smelhante é conhecido pelo semelhante e as coisas compostas a partir dos princípios.
* PRINCÍPIOS - quais e quantos são eles
* divergÊNCIA entre os que consideraram:
* princípios como corpóreos
* princípios como não corpóreos
* princípios mesclados :combinação entre corpóreos e incorpóreos
* diferença quantitativa
* os que consideram princípios múltiplos
* os que consideram princípio único
* envolvimentos entre princípios e alma
* antigos supunham que o que por natureza é fonte do movimento ( alma) deve estar entre os primeiros princípios
* demócrito: alma=intelecto
* alma: está entre os corpos primordiais e indivisíveis
* move-se pela pequenez e formato d esuas partes.
* Anaxágoras
* problema: alma parece diferir de intelecto , entretanto trata como se fossem uma única natureza
* exceto quando trata intelecto como princípio de tudo
* intelecto é o único sem mistura, simples, puro
* discorre sobre o conhecer e o mover: o intelecto como o que move tudo
* Diógenes:
* alma é ar
* composto de menores partículas
* princípio de tudo
* tanto conhece como move
* movimentação fruto das partículas pequenas
* conhecimento por ser primeiro princípio
* Heráclito
* alma como princípio
* exaqlação a partir do que tudo o mais se constitui
* alma como o mais incorpóreo como o sempre mais fluente
* ALcméon
* suposições a respeito da alma
* imortal
* sempre movente a alama, e tudo o que é divino move-se : alma , lua, sol, astros ,céu inteiro
* Hípon
* alma é água
* Crítias : alma é sangue
* GERAL: todos definem a alma por 3 atributos
* a percepção sensível
* movimento
* a natureza incorpórea
* observação: todos que definem a a alma tmabém pelo conhecer fazem dela ou um elemento ou algo proveniente de um elemento
* Capítulo 3 sobre o movimento
* atributo da alma:movimento
* não é necessário que aquele que faz mover seja também esteja ele próprio em movimento
* MAS tudo só é movido de 2 modos
* movido por outro
* o que está em algo que se move
* exemplo: navegante dentro do navio
* movido por si mesmo
* 4 movimentos (406a13)
* locomoção
* alteração
* decaimento
* crescimento
* qual dos 4 movimentos a alma se moveria? um, todos..?
* o movimento da alma é sua substância ou move-se por acidente?
* se a alma se move por natureza, também poderá ser movida por coerção
* similaridade com o repouso: por natureza em repouso por coerção pode ser posta em repouso
* quais seriam os movimentos e repousos por coerção da alma?
* se a alma se move para cima é fogo; se por baixo terra, pois estes são so movimentos de tias elemnetos
* se alma move o corpo seria seria razoável que ela se move de maneira similar ao corpo?
* se assim fosse a alma se moveria por locomoção ( = ao corpo) , mudando de lugar
* mas se fosse assim a alma pudesse se locomover mudando as partes, os animais mortos poderiam reviver, pois a alma poderia sair e voltar ao corpo
* mas se alma,, s e movesse por acidente e por coerção, ela poderia ser produzido por outro e não pela própria alma
* mas o que é movido por si mesmo não precisa ser movido por outro, exceto por acidente
* poderia, nesse caso, se dizer que a alma, caso se mova, é movida pelos objetos da percepção sensível
* MAS se ALMA MOVE a si mesma , também está em movimento
* mas se todo movimento é deslocamento do movido enquanto é movido então a alma se deslocaria de sua substância
* até 407b13- digressões platônicas sobre o timeu
* acomadam e instalam a alma no corpo , nada definindo em acréscimo sobre a causa e o modo como o corpo se mantém,
mas é necessário o que um faz , o outro sofre
* capítulo 4 alma como espécie de harmonia
* hamonia:mistura dos contrários e que o corpo é constituído a partir dos contrários
* alma não pode ser nenhuma razão ou composição dos mistos
* razão entre carne e o sso não é harmônica
* e se isso é permitido, a razão entre almas e corpos podem ser diversas
* exemplo: várias almas em um corpo
* movimento não é fruto da harmonia
* harmonia referente a saúde ou a as virtudes físicas
* se pode ver harmonia sobre duas perspectivas
* a composição das magnitudes naquilo que tem movimento e poisção, quando se ajustam entre si, sem admitir nada semelhante entre elas
* falso. as composições das partes são muitas e de muitas maneiras
* como pode o intelecto ser a composição de tão diversa harmonia em tantos graus diversos? e a percepção , ou o desejo? cmo podem ser partes fundamentais de harmonia em tal diversidade de composições
* ou harmonia como razão dos mistos
* empédocles
* cada uma das partes do corpo obedece a uma certa razão.
* mas a alma é esta razão do corpo ou é algo diverso que que vem depois das partes?
* conclusão: alma não pode ser harmonia, nem se locomover em círculo.
* é possível que a alma se mova por acidente, e que mova si mesma
* mas não é possível que a alma se mova de lugar ( sem corpo)
* quanto a questão de que alegria, amor, ódios são movimentos da alma
* desnecessário
* melhor dizer ue o homem faz essas ações com a alma.
* o movimento , nesse caso, não existe nela
* mas , por vezes chega a ela ( percepção sensível)
* por vezes parte dela ( reminiscência , até chegar aos moviemntos e estabilizações nos orgãos da percepção)
* intelecto e alma : relação
* intelecto: certa substância não-corruptível
* pensar e inquirir se deterioram quando orgãos intenros se corrompem
mas pensar e inquirir po si mesmos são impassíveis * raciocinar, amar odiar: NÃO são propriedades do intelecto, mas daqueles que possui intelecto, enquanto possui.
* tais afecções se deterioram com o conjunto que possui
* possibilidade de ser algo divino e impassível
* velhice: velhice não acontece porque a alma sofre algo, e sim o corpo em que ele está sofre algo
* conclusão : NÃO É POSSÍVEL QUE ALMA SE MOVA
* e s e de todo não se move, também não se move por si mesma
* realma como um número que move por si mesmo
* tolice
* duas impossibilidades:
dizer que a alma se movedizer que é número * como dizer que uma UNIDADE se mova?
* se não tem partes e é indiferenciada?
* se tem partes é móvel
* se é m´ovel tem diferenças
* se de um número é subtraído um número ou unidade o resto é um número diverso
* mas as plantas e muitos animais, quando seccionados, continuam a viver e parecem ter a mesma espécie de alma.
* SImilar raciocínio ao falar de unidades e de corpúsculo
* àtomos esféricos de demócrito
* átomos como pontos 9quantidade) é preciso que se movam e sejam movidos ao mesmo tempo( pois se unidade básica, então nada pode movê-los senão a si mesmos)
* se no animal o que faz mover é a alma; no número (quantidade, seja átomo ou número) o que fará mover é a alma
* não é possível que o átomo o faça mover e seja movido se não ocorre o memso com o corpo.
* como pode a unidade ( que erroneamente atribuiu-se ao que faz mover)ser a alma?
* seria preciso que a alma se diferenciasse das outras unidades
* ma simpossível: se unidade só pode ser diferenciada de posição e nada mais
* PRoblemas; se as unidades dentro do corpo são diferentes dos pontos do corpo, serão dois conjuntos de unidad eocupando mesmo o mesmo lugar;
* se duas coisas podem estar no mesmo espaço o que impede de um número sem limites?
* aquilo que ocupa um lugar indivisível é também indivisível
* se por outro lado o número da alma = pontos do corpo pq nem todos corpos tem alma?
* capítulo 5
* probelmas de quem diz que a alma é composta por párticulas sutis e que ele se move pela alma ( como demócrito)
* se a alma está por todo corpo seria necessária que a alma e corpo estivessem no mesmo ( supondo que alma é corpo.)
* mas dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço!
* quanto aos que dizem que alma é número
* seria preciso que em um único ponto houvesse muitos pontos
* ou é necessário estarem em um único ponto muitos pontos
* ou ainda dizer que todo corpo terá alma
* se supormos que nenhum número diferente e diversos de ponto subsistentes no corpo o sucedem
* como o animal se moveria pelo número? ( mesma justificativa das partículas mínimas de demócrito.) Ao mesmo tempo teria que o número mover e ser movido, ocupar num ponto, uma diversidade de pontos
* 409b18
* 3 são os modos de definição da alma da tradição
* alma pode mover por si mesma
* ou que ela é um corpo composto de corpos sutis, incorpóreos
* alma composta de elemntos
* alma conhecria semlhante pelo semelhante: alma idêntica ao que se conhece
* mas conhecer os elementos não quer dizer que conhece a composição ou razão ou a mistura de todos o s elementos
* mas digamos que a alma tenha essa habilidade
* mas como conhecerá o conjunto ? como ser composta dos elementos que compõe o mundo fará com que ela conheça o que é o homem, carne e o sso??
* teria que além da composição, a alma teria que ter a razão e a composição
* IMpossível
* como se na alma houvesse uma pedra ou um homem
* seria tal alma composta apenas de elementos que são comuns às substâncias?
* como conhecer então cada coisa se elas são compostas por quantidades e qualidade diferentes, mesmo com composição semelhante?
* o que unifica a alma? ( problema)
* elementos parecem com a matéria , parece entretanto o que os junta é superior
* se é o intelecto
* problema: nem todos os seres de alma são dotados de intelecto
* como o intelecto seria formado por elementos?
* alma partível ou una?
* o que diabo manteria a alma una ou partível
* quais seriam essas partes
* se são partes como funcionam essas potências no corpo
* quando partido o corpo se movimenta
* sinal de particonamento da alma?
* se alma faz inúmeras atividades: fazemos com a alma inteira ou com partes ?
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