quarta-feira, 8 de maio de 2024

Demarcação da ciência

 

Scire - saber


episteme- teeteto platão


crença verdadeira justificada-problema nas justificacões


as ciências poiéticas- os seus fins são sempre um produto, algo externo à própria ação. O


princípio da produção

as ciências práticas e

as ciências teoréticas


base dedutiva-vita contemplativa, matemática e menos experimentais


o período patristico e medieval-sujeição a fé---desenvolvimento do saber teológico-escolástico

Descartes-discurso do métodos--evidência, análise, ordem/,enumeração(revisão)


galileu galilei - matemática e observação


bacon- reaviva método indutivo- já encontrado em Aristóteles--experimentação-novum organum


eidolas - falso ídolos


paradigma - da manipulação,produção,transformação da realidade.


ciências exatas, ciências da vida, ciências do espírito


próprios saberes científicos falam acerca de si


história e sociologia da ciência


demarcação da ciência


filosofia contemporânea século XX


lógica de pesquisa - prescritiva


desenvolvimento científico de fato--uma lógica dos acontecimentos thomans kuhn


positivismo Comte



Curso de Filosofia Positiva


positivismo=Comte, littré, alguns colocam mill nessa quadra


triunfo do cientificismo--uma só natureza material - valores e fatos

progresso-avanços técnicos


fato autoevidente - da experiência

neutralidade do método, repetição do eventos


método a priori perde para o a posteriori


espectador dos fenômenos -exteriores


tradição sensualista e empirista -


leis regem fatos sociais


filosofia determinista - experimentação sistemática


crítica a teleologia


questões metafísicas pouco relevantes-não observáveis


dogmatismo físico-objetividade do mundo físico


ceticismo metafísico- não se pronuncia acerca de objetos metafísico


genético indutivo--indução --lei de coexistência e sucessão--o que escapa da experiência é deduzida a partir do que pode ser experimentado


não há noções absolutas--destino do universo questão inútil


etapismo histórico da explicações


teológico


metafísico


positivismo- ciência explicação dos fenômenos


ciências experimentais--positivas


ciências abstratas-concretas


abstratas surgiram primeiro--matemática,astronomia


concretas-física, química, biologia sociologia--depois


psicologia-parte da biologia


dirigentes-políticos--sociedade gradualmente progressivo



ciência -estática social-relações entre grupos

dinâmica social-suas diferenças

sociedade técnica-agrupamentos

críticas


ausência de perspectivismo-neutralidade


antimetafísico, mas visão de história metafísica-especulação sobre progresso

sociologia e psicologia--espelho das ciências da natureza e exatas


poincaré


Henri Poincaré-convencionalismo-ciência e hipótese


convenção-consonância entre fato observado e a convenção da linguagem


relações entre as coisas , não há realidade cognoscível


divisão entre ciências-matemática- física mecância


matemática e geometria-relacionado a física


física-experiência


divisão da ciência de acordo com o objeto estudado


relação entre razão e experiência

Matemática razão pura

mecânica-movimento dos corpos ,mas com alguma independência

geometria-aprioristas

aritméticca-independente

física experimental


ciência-objeto da filosofia. filosofia importa a ciência ajuda esclarecer suas finalidades, método


fato bruto-fato científico


fato bruto-dado pela experiência-constatação do fenômeno pela experiência - fato bruto à margens da linguagem- enunciado do fato bruto

fato científico-refinamento da atividade científica-atribuição de características

instância intermediária-linguagem-elabora de modo adequado o fato-transforma o fato bruto em fato científico


fato científico-enunciado do fato bruto em outra linguagem




fato científico-generalizado

fato bruto-enunciação singular


não há conhecimento em nível pré-linguístico


linguagem fundamental à ciência


enunciados científicos generalizam fatos brutos


convenção - consonância entre fato observado e a convenção da linguagem


poincaré-mantém ideia de o Sofista- o estrangeiro de eleia-identidade entre pensar e dizer


não há uma corte abrupto entre fato bruto e fato científico - enunciação dos fatos apresenta certa escala ou gradação que vai da enunciação da experiência simples até generalização do constatado


zona intermediária


fatos- o material que o intelecto opera


fatos brutos em científico-gradual-não bem definido


fundamento empírico para fatos científicos

identidade entre e o dito e o pensado

leis do pensamento-leis da linguagem


ciência não é artificial--não se dá por caprichos da razão - ligada aos limites da nossa capacidade conhecimento que é experiência


ponte entre razão e realidade--leis


ligação constante entre antecedente e consequente


valor aproximativo--leis não são leis da natureza--lei é aproximativa válida--forjada por nosso intelecto para organizar o mundo mas ligado aos fatos


lei remete aos fatos - que não são leis da natureza


obediência geral de leis--acaso, medida negativa do saber - nossa ignorância


ideia do mecanismo da realidade - não é a realidade em si


verificação é analítica- não produz conhecimento novo


prova - conclusão mais geral que as premisssas


universalidade – generalidade - abrangência das ciências


verdade aproximativa- lei -provisório-substituído por outro mais abrangente ou preciso


contingência da s leis -insolúvel


experimental que pode ser compartilhado por seres pensantes - lei


desvendar relações entre objetos do conhecimento -- objetivo da ciência


não relações entre sensações--mas nas relações possíveis entre objetos do conhecimento-linguagem


relações entre coisas veiculadas pela linguagem--forma de estruturar o real e organziar experiencias e compraartilhá-las


experiência é única


ciência é um sistema de relações-conhecimento de relações compartilháveis pela linguagem


não há garantias da realidade exterior- ainda o problema do solipsismo- moderno


classificação da ciência- cômoda mais que verdadeira -relações das coisas que a linguagem consegue partilhar


verdade -beleza intelectual-busca da verdade gera prazer intelectual


não se pode provar a convenção estabelecida na linguagem e mundo exterior-cabe supor como verdadeiro


convenção e acordo com fatos experienciado


o desconhecido do intelecto habilita possibilidades metodológicas como lidar com provável


bachelard


A Filosofia do Não’’. Abril, 1973

  • ______. ‘‘A Formação do Espírito Científico’’. Contraponto, 2002

  • ______. ‘‘Ensaio Sobre Conhecimento aproximado’’. Contraponto,


historicidade da ciência


caráter social da ciência


racionalismo, empirismo, empirismo baconianos-insuficientes


ciência -ruptura com o senso comum


ciência sistematiza e coordena - não acumula inovações


nova experiência cientifica diz não a experiência antiga-filosofia do não


obstáculos epistemológicos - mentalidade científico


descontinuísmo na razão e ciência-vencer o antigo conhecimento para dar luz ao outro


atos epistemológicos-ímpetos científicos de desenvolvimento


convicções vulgares- obstáculos epistemológicos


descontinuidade linguagem vulgar e científica


atos epistemológico- solução do problema científico


objetividade da ciência - resultado da práxis científico


ciência fenomenotécnica--não só descreve ,mas produz seu objeto-ex: quimica-substância pura-não há substância pura na natureza--produzido no laboratório--conceito e objeto


mundo da ciência não é revelado é também construído-incluso seus objetos


construção de conceitos- repetórido da ciência - mudança


discurso de método-circunstância


crítica a ciência como desinteressada--psicanalise do conhecimento cientifico--obstáculos e interessses que motivam e impedem o desenvolvimento do saber


leva em conta psicologia da pequisa


positivismo lógico -círculo de viena-1922-1936

schlick,carnap

positivismo lógico

aplicação de wittgenstein-tractatus logico-philosophicus


verificabilidade--verificação baseado na observação e experimentação


anti-metafísico-nem verdadeiros nem falsos


Popper-austro húngaro


Popper-lógica da pesquisa científica


crítica à lógica indutiva


lógica dedutiva


hipótese só admite prova empírica após ter sido formulada


crítica ao indutivismo – sentenças singulares conduzirem sentenças gerais universais

uma teoria é verdadeira a partir de experiencias ou observações?


não


fatos são compatíveis com diversas leis,insuficiente


método hipotético dedutivo


lógica dedutiva -- premissas e conclusões


confronto entre a teoria e os fatos


teoria científica deve poder ser refutada


crítica à verificação--indutivismo--teoria é verdadeira se observada, experimentada--verificada


verificações só são relevantes se servem como tentativa de refutar a teoria


verificações podem ser feitas por não ciências- astrólogos - tem inúmeros casos onde suas adivinhações funcionaram


não tem no entanto a aceitação de que sua teoria pode ser refutada


leis -teoria ,conjecturas de uma teoria maior - testes de refutação


demarcação da ciência- refutabilidade-testabilidade


pseudociência,não ciência--não são testáveis


fontes do conhecimento, todas bem vindas-ciência é ciência pelo teste


crítica o quele chama de teoria do balde mental--empirista ingênuo -observações sem direcionamento acumuladas


observações tem hipótese que orientam


teorias mais aptas aos testes sobrevivem - mas não para sempre


thomas kuhn


A estrutura das revoluções científicas (1962)


ciência construção social e histórica


físico de formação

processos epistemológicos - entrelaçamento com com contexto e sociedade


produção científica de uma comunidade


ciência não é acúmulo gradual de conhecimentos


complexa relação entre teoria,dados e paradigmas


ciência não é neutra


observação feita dentro de uma paradigma


Ptolomeu via dentro de seu paradigma


paradigma- realizações científicas universalmente reconhecidas que durante um tempo fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência


conjunto de saberes e fazeres que asseguram pesquisa científica numa comunidade


surgimento de perguntas e dados que não podem mais ser compreendidos pelo paradigma-crise de paradigma


crise de paradigma-mudanças conceituais e procedimentos dentro do campo do saber


crise surge dentro da ciência normal--anomalias contra o procedimento ordinário da ciência


ciência normal-produto e produtor de um paradigma


ciência normal- estado de uma ciência que seus resultados são previsíveis--entes que contém no universo e os que não contém


ciência normal-não há espaço-inusitado-inesperado


persistência de anomalias - crise de paradigma


subdivisão da comunidade busca outros paradigmas devido às anomalias


Anomalias- impressão de funcionamento defeituoso da teoria


teoria+comunidade científica - tentativa de adequação da anomalia


lakatos


metodologia do programa de pesquisa científica


  • Teorias científicas devem ter indicações de o que fazer e o que não fazer, o que Lakatos denomina de programa de pesquisa.

  • A forma pela qual a ciência avança é com a estruturação das teorias.

  • Um programa de pesquisa deve sempre respeitar os pressupostos teóricos que desencadeiam a pesquisa, pressupostos básicos (núcleo comum).

  • De acordo com a heurística negativa, não se pode modificar os pressupostos teóricos. estipula suposições básicas do programa núcleo irredutível (não modificado


  • De acordo com a heurística positiva, haverá sempre um cinturão protetor: conhecimento prévio e intencionalidade. -pauta geral- possibilidade dos programa de pesquisa-suplementar o núcleo com suposições adicionais-diz o que cientistista deve fazer e procuraar


  • Lakatos traz pela primeira vez o conceito de programa de pesquisa.

  • A heurística positiva mostra também o que conservar, a negativa mostra também o que não contestar.

  • O programa de pesquisa poderá ser progressivo, quando produzir resultados, ou degenerativo, quando deixar de produzir.

  • Quando um pesquisador modificar o núcleo central acabará por se afastar do programa de pesquisa.

  • O programa de pesquisa pode ser entendido como um projeto que deve ser definido e passível a pesquisas futuras.

  • cinturão protetor-hipótese auxiliares que compõe o programa

  • Modificações ou adições ao cinturão protetor devem sempre ser comprovadas de forma independente.

  • Ficam assim excluídas hipóteses ad hoc, as que são comprovadas de forma independente.

  • Da mesma forma ficam excluídas manobras que vão contra o núcleo central.

  • Um programa de pesquisa deve ser avaliado pela medida em que progride ou se degenera.

  • programas progressivos--sucesso em predizer e explicar novos eventos

  • degenerescente--não prescreve nem prevê novos eventos

  • Jamais se pode afirmar que um dado programa é melhor do que outro.

  • A heurística positiva mostra como desenvolver o cinturão protetor, a negativa restringe-se ao que não se deve fazer.

  • É preciso oferecer chances ao programa de pesquisa quando este não está funcionando, e não abandoná-lo, conforme propusera Popper em relação às teorias.

  • As conformações são sempre mais importantes do que as refutações, uma vez mais Lakatos sendo anti-popperiano.


Feyerabend


Contra o método 1975

Feyerabend

Diálogo com Imre lakatos-lakatos morre antes de fazer um contraponto


contra o método-teoria anárquica do conhecimento


postura crítica desconstrutiva


Feyrabend-Popper e positivismo lógico-abordagens unviversalistas


procedimentos irracionais na ciência


3 ideias-chave


anarquismo epistemológico


contraindução


incomensurabilidade


interacionismo


crítica método da ciência num processo de demarcação


falha frequente de onde começa e termina a ciência


violação de regras usadas universalmente


não há negações de padrões e regras na ciência - procedimentos, hipótese e teoria


noção devem ser abandonadas


recusa de um princípio absoluto que oriente toda a pesquisa



anarquista ingênuo--todas regras tem limites--logo regras inúteis


feyerabend -anarquismo epistemologico--abordagem pluralista da ciencia, não fixa num método universal--princípio da proliferação das ideias---ideias erráticas e absurdas que podem contribuir a aquisição do conhecimento--dogma teológico, por exemplo


pluralismo de concepções


contraindução--contra emprismo indutivista


dispositivos de detecção de elementos teórico contidos nos dados (não há visada ingêneua)


fatos tem elementos ideológicos


experiência não se revela independente da teoria que a condiciona


não separação teoria e experiência


contrarregras- introduzir hipótese que não se ajustem às teorias eaceitas e confirmadas, hipótese que não se ajustam aos fatos


--contrarregras-seguem o princípio da proliferação


contraindução--contrarregras-crítica ao racionalismo e unviersalismo metodológico



Incomensurabilidade


termo -polissêmico-contextso teóricos podem divergir


termos fundamentais não ligados por hipóteses corretas e com sentido---teoria são incomensuráveis--falta base comum


fundamento ontológico diferente, esquemas de pensamento diferente

estágios não comensuráveis de percepção do indivíduo


interacionismo—interação entre razão e prática--sem proeminência de um sobre outro


razão e teoria ´e um tipo de prática-fazer



padrões racionais- não fixos

-flexíveis-dinâmica do saber científico



Demise of the Demarcation Problem, de Larry Laudan


não temos critérios que envolvam condições suficientes e necessárias para separar ciência de pseudociência




Hiper resumo


Período pré-científico aristóteles- 3 ciências poiéticas,práticas, teoréticas submissão

a teologia-idade média

Descartes-método

Bacon-reavivamento empirismo

período científico

positivismo-Comte—material-valroes-verificação- etapas-progresso-posteiror

poincaré-convencionalism-adpataçaõ linguagem fato, fato bruto-fato cintifico, conheciemnto aproximado

bachelard – descontinuidade, fenomenotecnica, obstáculos, corte epistemologico

positivismo lógico (en passant) schilick verificacionismo

popper -falisificacionismo

kuhn-pre-ciencia-ciencia normal-crise de paradigma-novo paradigma

Imre Lakatos nuclueoheuristica negativa, heuristica positivo-cinturão protetor

feyerabend-anarquismo epistemologico-principio de proliferaçaõ de ideias, contraindução(dados sempre tem teoria na observação), interacionismo (razão e prática unidas)





Nenhum comentário:

Postar um comentário