terça-feira, 20 de setembro de 2022

benjamin A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução

 

 benjamin
 A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução


* o que benjamin propõe pode ser usado para formular exigências revolucionárias dentro da política da arte

reprodução da obra-sempre existiu, mas precário

cópia do discípulo;
cunhagem e fundição;
gravura de madeira
século xix -litografia

Século XIX- nova reprodução: fotografia

Século XX- avanços na reprodução- influenciam artes anteriores
capz de reprouzir oras anteriores

inffluencia das arte cinematográfica e arte da rprodução nas obras e artes anteriores


II

hic et nunc da obra de arte;

autenticidade da obra de arte ligado a essa singularidade do aqui e agora

autoridade da cois aou ra se prede com o caráter idêntico da reprodução

perda aura da obra-- a sua singularidade que perdura no tempo-"clonado" pela reprodução

objeto singular se torna evento de massa


crise da arte e quebra da tradição do modo como é transmitido

cinema reatualiza que algo pod ser sempre ouvido e visto da mesma forma-quebra forma de transmissão

Quais as causas do declínio da aura da obra de arte?

aura mais aplicados amplamente aos objetos históricos.

diminuição da revlevância do evento único ou singular;

tendência a tornas as coisas mais próximas;


imagem na obra de arte---duração e singularidade

foto--padroniza a imagem de modo imediato e repete de modo idefinido essa presença

ligação original entre arte e religiosidade

a reprodução propicia a emancipação da obra de arte com relação a existência parasitáris que lhe era dado pela função ritualística

a obra de arte na era da reprodução se funda não mais no ritual religioso, mas sob a praxis política.

tendência a fotografia a ser incialmente do rosto--seres queridos, afastado ou mortos--lembrança melancólica do ausente-substitui tal aspecto pela aura

mas fotos sem o  homem o valor de exibição se sobrepõe ao valor de culto anterior dos rituais.

valor de exibição mais forte que valor de culto contemporaneamente

mosaicos ou afresco menos exiível que um quadro,

valor de culto--função mágica da ora de arte

valor de exiição (capcidade de ser mostradoe  exibido)

possível valor artístico da obra se torna acessória frente ao valor de exibição

cinema feito na época do valoor de exibição , ainda mistificado com a sua sacralização
numa época em que o valor de  culto da obra está em declínio.

atuação-mudança na opperformance

sem unidade-filme e atuaçaõ tem várias tomas - teste ou exame ótico das tomadas

ator não interage com o público nem se adapta a ele
 duplo
 personalidade do ator--objeto de culto
 
 cinema pode ajudar a revolução-mas incerto
 
 cinema-virtualmente qualquer um tem direito de aparecer no filme
 
 diminuição da distância entre produtor e público, autor e público
 
tetro lugar da atuação

cinema, sme lugar. set, studio não condizem com o lugar o ator já que a montagem prevalece

estetizção política --guerra imperialista tranforma a técnica contra o homem e contra a natureza


fascimso --moiliza massas sem mexer no status da propriedade

estética dessa massificação sem reovlução social---guerra

guerra mobiliza a técnica sem mudar o regime de propriedade

fascismo glorifica a guerra


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