início- citação a sua comunicação em sorbonne ( 16/12/1955):
frança = racionalista ( por isso comunicação feita na frança)
espanha= místico e irracional ( cárater positivo, não-pejorativo)
inteligência gera --- ceticismo, incerteza
por isso os espannhóis ( Picasso e dalí) devem ir de vez em quando a paris levar um pouco de verdade sangrenta.
****
crítica e classificação dos críticos da velha arte moderna
( cornudos ideológicos)
dois tipos (fora o cornudo stalinista)
*dadaísta - velho e já receber as honras por ter querido " assassinar a pintura"
ou
*
o crítico elogioso ( ditirâmbico) da velha arte moderna, que se deixou
levar pelo encantamento/engano de antigos movimentos modernos desde o
dadaísmo.
exemplos desse corneamento ( engano):
1) ele foi enganado pela pintura
2) ele foi enganado pelo moderno
3) ele foi enganado pela técnica
4) ele foi enganado pelo abstrato
INTRODUÇÂO DA FEIÚRA na ARTE MODERNA: RIMBAUD
" A BELEZA SENTOU-SE EM MEUS JOELHOS E ESTOU FATIGADO DELA"
O crítico encara a frase de modo a :
gerar aversão ao classicismo
classicismo vira sinônimo de frivolidade
nova beleza = atrativos da feiúra
" todos os equívocos eram possíveis" ( p.27)--
pintores passam a fazer o feio para ficar em consonância aos críticos
mais feio = mais moderno
Exceção: PICASSO
picasso faz o feio de propósito. engana os críticos ditirâmbicos que tentavam reencontrar a verdadeira beleza no feio.
marquês
de sade , picasso , salvador dalí e a multidão de rua tem o mesmo
ideal= beleza está no corpo = corpo pitagórico ( harmonia).
salvador dali em carta agradece picasso: a feiúra das obras de picasso mataram a arte moderna .
elogio
a picasso é de destruir rapidamente e por completo o ideal de beleza da
arte pelo ápice de feiúra, para que assim se possa novamente retornar a
beleza ( a rafael)
*********
O "moderno" enganou os críticos . o moderno foi o que envelheceu mais depressa.
comentário sobre le corbusier e gaudí
segundo dali: le corbusier = inventor da arquitetura da autopunição
gaudí = gozar = último grande gênio da arquitetura
* defesa de dalí sobre gaudí em publicação em cahiers d'art ( para isso dalí pensa o modern' style)
***************************************************8****************************
época
do"1900" ->utilização literária demasiado fácil e com tendência
contínua. recuo exagerado a uma época relativamente próxima gera sucesso
nostálgico e, por contraste a uma situação atual, um pouco de
comicidade frente as obras feitos.
Dalí defende e
critica que o afastamento do 1900 ( visto como anacronismo) serve como
desculpa para um estúpido complexo de superioridade da atualidade
Modern style => visto como esse recuo demasiado , um anacronismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário