quarta-feira, 9 de outubro de 2013

libelo contra arte moderna ( 1956)- 2012

início- citação a sua comunicação em sorbonne ( 16/12/1955):

frança = racionalista ( por isso comunicação feita na frança)
espanha= místico e irracional ( cárater positivo, não-pejorativo)


inteligência  gera --- ceticismo, incerteza

por isso os espannhóis  ( Picasso e dalí) devem ir de vez em quando a paris levar  um pouco de verdade sangrenta.

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crítica e classificação dos críticos da velha arte moderna
( cornudos ideológicos)

dois tipos (fora  o  cornudo stalinista)

*dadaísta - velho e já receber as honras  por  ter querido " assassinar a pintura"
ou
* o crítico elogioso ( ditirâmbico) da velha arte moderna, que se deixou levar pelo encantamento/engano de antigos movimentos modernos desde o dadaísmo.
exemplos desse corneamento ( engano):

1) ele foi enganado pela pintura
2) ele foi enganado pelo moderno
3) ele foi enganado pela técnica
4) ele foi enganado pelo abstrato

INTRODUÇÂO DA FEIÚRA na ARTE MODERNA:  RIMBAUD

" A BELEZA SENTOU-SE EM MEUS JOELHOS E ESTOU FATIGADO DELA"

O crítico encara a frase de modo a :

gerar aversão ao classicismo
classicismo vira sinônimo de frivolidade
nova beleza = atrativos da feiúra
" todos  os equívocos eram possíveis" ( p.27)--

pintores passam a fazer o feio para ficar  em consonância aos críticos

mais feio = mais moderno

Exceção: PICASSO

picasso faz o feio de propósito. engana os críticos ditirâmbicos que tentavam reencontrar a verdadeira beleza no feio.

marquês de sade , picasso , salvador  dalí e a multidão de rua tem o mesmo ideal= beleza está no corpo = corpo pitagórico ( harmonia).


salvador dali em carta agradece picasso:  a feiúra das obras de picasso mataram a arte moderna .

elogio a picasso é de destruir rapidamente e por completo o ideal de beleza da arte  pelo ápice de feiúra, para que assim se possa novamente retornar a beleza ( a rafael)

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O "moderno" enganou os críticos . o moderno foi o que  envelheceu mais  depressa.

comentário sobre le corbusier e gaudí

segundo dali: le corbusier = inventor da arquitetura da autopunição


gaudí = gozar = último grande gênio da arquitetura



* defesa de dalí sobre gaudí em publicação  em cahiers d'art ( para isso dalí pensa o modern' style)

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 época do"1900" ->utilização literária  demasiado fácil e com tendência contínua. recuo exagerado a uma época relativamente próxima gera sucesso nostálgico e, por contraste a uma situação atual, um pouco de comicidade frente as obras feitos.

Dalí defende e critica que o afastamento do 1900 ( visto como anacronismo) serve como desculpa para um estúpido complexo de superioridade da atualidade

Modern style => visto como esse recuo demasiado , um anacronismo.







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